fbpx

Segurança no trabalho: o cotidiano nas industrias

Picture of Argenbras Engenharia

Argenbras Engenharia

Cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). E, por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em programas para garantir mais saúde e segurança aos trabalhadores.

Desde um funcionário administrativo a um operacional, todos devem ter o mesmo cuidado na empresa e, para isso, métodos que garantem a diminuição de riscos de acidentes devem ser aplicados.

Confira a seguir 7 métodos para garantir a segurança nas indústrias.

Mantenha a atenção

Pensando em sua própria segurança – e também na de seus colegas – tenha foco total nas tarefas executadas e não se distraia. Observe todo o ambiente e detalhes do local de trabalho, analisando e prevenindo quaisquer riscos ao seu redor. 

Invista em treinamentos para os funcionários

O funcionário deve ter total conhecimento sobre os riscos e condições do serviço que irá exercer e do espaço que irá operar. A melhor maneira para adquirir tais conhecimentos é por meio de treinamentos de segurança no trabalho, para prevenir os riscos de acidentes. Avisos em murais, informes e sinalizações específicas nos equipamentos e em todo o ambiente de trabalho devem ser fixados como lembrete para os funcionários.Invista em equipamentos de segurança individuais e de boa qualidade.

É obrigação das indústrias oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de fazer vistorias frequentes para certificar que os equipamentos estão sendo utilizados de maneira correta, evitando possíveis acidentes. 

Além disso, a empresa deve fornecer EPIs adequados à medida do funcionário e sua função na indústria. São exemplos de EPIs:

  • Capacete
  • Óculos
  • Protetor facial e auricular
  • Luvas
  • Calçados
  • Macacão
  • Respirador

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes: